Apometria na visão Espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...Olá Caro amigo João Batista, quero agradecer muito sua contribuição espiritual para meu estudo muito grata mesmo. Não sei nada sobre Apometria, acho nome é esse mesmo, conversando com uma amiga de uma amiga minha ela falou esta fazendo curso sobre apometria, tem haver com espiritismo, cura fora do corpo fisico mais no plano energetico, no perispirito, gostaria saber mais sobre tema, onde originou tem haver com a psicologia espirita, não sei nada sobre e gostaria muito pois me interessei, amiga da minha amiga chama _____________ ira me emprestar um livro antes disso gostaria saber.
Agradeço muito sua atenção e seu carinho pois é notavel pela suas respostas em todos os assuntos. Fique em Paz..."


Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga para apreciação:

"Prezada _____________, bom dia!

Agradeço imensamente suas gentis palavras, mas continuo afirmando que sou apenas mais um que tenta estudar e que estamos todos aqui para aprender cada vez mais.


O fator "apometria", por exemplo, é um dos campos onde preciso ampliar meus conhecimentos; porque não sei muito a este respeito não. Vou expressar abaixo o que sei do assunto e depois dou minha opinião pessoal, ok?

Apometria vem do grego e significa, mais ou menos, "fora do corpo", "fora dos limites" ou coisas assim.

É uma prática anímico-mediúnica onde os espíritos dos médiuns, ou de não médiuns também, são desdobrados para realizarem trabalhos de atendimento espiritual fora do corpo. Estes trabalhos podem variar desde aplicações de energias em espíritos desencarnados e pacientes desdobrados, passando pela remoção cirurgica de corpos maléficos implantados em nosso perispíritos por obsessores, até o afastamento de obsessores.

É uma ciência que vem despertando inúmeras opiniões a seu respeito; desde as favoráveis até as desfavoráveis; por representar uma prática relativamente nova (foi iniciada, se não me engano, na década de 60) muitos a vêem como o próximo passo no atendimento espiritual e outros a vêem como uma metodologia radical de afastamento dos obsessores.

É importante salientar que embora seja praticada em algumas casas denominadas "espíritas" NÃO É UMA PRÁTICA ESPÍRITA; pois em nenhum livro da codificação vamos encontrar incentivo, orientações, referências ou respaldo às práticas utilizadas na apometria (não me refiro aqui a referências a apometria em sí, pois seria impossível os espíritos se referirem a uma palavra que apenas surgiu mais de 100 anos depois do lançamento de "o Livro dos Espíritos"; me refiro sim as práticas e técnicas utilizadas).

Hoje é uma prática difundida entre praticantes do espiritismo, umbanda e espiritualismo; acredito eu que se aproxime muito das práticas de meditação e desdobramento praticadas nas religiões orientais e, inclusive, o espírito universalista Ramatis é um dos defensores desta prática.

De minha opinião pessoal não sou a favor desta prática em casas espíritas; entenda-se aquelas que são seriamente orientadas por Jesus e Kardec - digo isso porque muitas há que de espíritas tem apenas o nome, não é?

Acho que o tratamento apométrico em algumas situações pode ser muito útil; mas em outras pode vir a ser até anti-doutrinário.

Nossa Doutrina nos ensina a praticar o amor incondicional para todos - obsediados e obsessores - e vencer nossas batalhas utilizando o amor e o evangelho do Cristo para com todos; este o objetivo do espiritismo - o melhoramento do homem de forma integral (moral e intelectual); e não apenas o forçoso afastamento de causas espirituais para enfermidades do corpo e da alma, sem a modificação íntima do enfermo.

Agindo desta forma (sem a renovação moral) apenas estaremos abrindo espaço para que o caso se renove, como nos exorta o Mestre Jesus em Mateus 12:43-44 : "havendo o espírito imundo saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro".

Peço desculpas por não poder contribuir mais para seu esclarecimento; e caso necessite não deixe de entrar em contato.

Paz contigo."