Auxílio Espiritual na visão espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" a seguinte pergunta:
"Gostaria de saber se um espirito de um desencarnado pode nos ajudar. Se tiver uma sugestão de leitura para eu entender melhor agradeço."

A resposta que enviei à nossa amiga segue abaixo para que possamos trocar idéias:

"Prezada ______________, bom dia.

Certamente que os espíritos dos desencarnados podem nos auxiliar.

Vamos ter um vasto material para estudo sobre isto em "o livro dos Espíritos" questões 456 a 472 e 484 a 521; e se estou correto acredito que para você a questão 488 tem especial resposta. Esta fica como a principal sugestão de leitura para você; outras podem ser a série André Luiz ou a série histórica de Emmanuel, ambas ricas em exemplos e em detalhes do mundo espiritual.

Notemos, entretanto, que o auxílio que recebemos de nossos espíritos amigos se dá a partir de influencias psíquicas; e que estas influencias vão estar sintonizadas, ou não, conosco a depender de nosso estado vibracional, o estado de espírito.

Muitas vezes temos amigos espirituais a desejar nos orientar mas não estamos sintonizados com eles, vibrando em faixas mais baixas que nos deixam em sintonia com espíritos menos felizes.

Por isso é necessário sempre estarmos em busca que um equilíbrio interior, através da oração, dos bons sentimentos, das boas práticas e hábitos saudáveis.

Não quero dizer com isso, entretanto, que as pessoas que apresentam hábitos menos seudáveis e comportamentos menos tranquilos não tem espíritos que gostam deles e que desejam auxiliá-los; em absoluto não é isso. Apenas que para eles existe uma maior dificuldade em sintonizar com espíritos mais evangelizados.

Temos, desde os mais antigos relatos do homem, relatadas na história a companhia de gênios, anjos, demônios, espíritos da terra, deuses e coisas assim; esta percepção nada mais é do que a real lembrança subconsciente que todos trazemos dentro de nós do mundo espiritual.

Assim entendemos, inclusive subconscientemente, que estamos rodeados de espíritos, uns felizes e outros infelizes, que tentam nos influenciar da maneira que os apraz e com a qual nós sintonizamos.

Espero ter sido de alguma ajuda.

Muita Paz"