Crime e criminosos na visão Espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...olá,não sei, mas foi tao assim... achei esse site e fiquei encantada. agora nesse momento decidi escrever15:10 hs. estou com meu irmao preso... sou de ... e ele esta no ...,preso! vi a reportagem no dia .... pelo jornal. estou tao arrasada estou rezando por ele fazendo minhas preces por ele, mas estou deseperada. ñ tenho condiçoes nenhuma de visistá-lo. pedi q minha mãe ligasse só pra dizer qualquer coisa q fosse, mas ñ é possivel,ela sempre chingou ele de marginal vagabundo, e foi tao triste ouvir isso. é triste ver no jornal ele chamado de vagabundo. desculpe pelas palavras feias mas quero entender o pq foi tao forte esse chigamentos as palavras tem esse poder? e é incrivel nesse momento ouvindo, Divaldo Franco(mae de Dimas)faz o problema vir atona. queria que vcs me ajudassem com preces pra ele,eu consegui ... ligar pra saber qualquer notícia, me afirmaram que ele tá preso, e que não pode me informar mais nada . o gente me dê conselho, me ajudem por favor que posso fazer mais?..."


Segue abaixo a resposta que enviamos ao querida amiga:

"Prezada _________, boa tarde.

Este caso do seu irmão é realmente triste. Porém a Doutrina Espírita nos esclarece que não existe causa sem efeito, assim para que aconteça algo tem que existir um fato gerador desta ação.

Nós, os espíritos que reencarnamos em diversas situações, temos todos a nossa carga psíquica, o conteúdo de nossa personalidade, que é eterna como nosso espírito e que vai se aperfeiçoando a cada encarnação, como efeito dos atos que executamos em nosso passado e como frutos dos serviços de amor e carinho que desempenhemos em nossa vida atual.

Muitos trazemos do nosso passado as tendências para o erro e o mau que, quando tolhidas e orientadas pelos pais que recebemos e pela orientação que obtemos durante nossa encarnação, vão diminuindo e melhorando gradativamente, dia a dia e existência a existência.

Alguns de nos há que somos mais resistentes à modificação íntima e desejamos, pelo menos por enquanto, ainda continuarmos no erro. É onde encontramos o nosso "prazer" e a nossa "felicidade" (coloco entre aspas porque não existe ninguém que esteja no erro que seja feliz).

Isto, porém, não representa que somos piores nem que os outros são melhores que nós; apenas que estamos de acordo com o nível de evolução/consciencia em que estagiamos. Muitos já passaram por aqui e outos tantos, que estão em maior brutalidade que nós, ainda chegarão onde estamos; e esta é a caminhada evolutiva que todos trilhamos.

No caso específico de seu irmão devemos utilizar com ele a compreensão e compaixão que nos exorta o Mestre em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" Capítulo 11, especialmente no ítem 13. Eu gosto muito de dizer as pessoas, quando me perguntam o que fazer em alguma situação: "pergunte a Jesus"; e assim teremos sempre a melhor opção a ser feita.

Claro que não estou assumindo aqui uma postura hipócrita de dizer que compreendo, perdôo e relevo todos os atos de maldade que sejam efetuados em minha vida; não. Ñão sou perfeito e tenho também muitas limitações. Porém devemos nos esforçar constantemente para tentar atender estas orientações o mais possível.

Não culpe ou critique sua mãe pelas atitudes que toma hoje em relação a ele; muito provavelmente é o desabafo de um coração cansado de tentativas e de desilusões; ao contrário, compreenda e tente dividir com ela sua esperança e carinho; para que, com o tempo, ela possa vir a perceber as coisas de outra forma.

Você me pede um conselho e, ao final, apenas um posso te dar: confie em Deus!

Acredite que nada neste mundo é por acaso nem é injustiça e que todos, mesmo pessoas que andam no erro, podem ser auxiliadas e recuperadas através da ação do amor e da oração.

Não perca a fé no poder da oração. Tenho visto muitos espíritos que estavam no mal serem tocados pelo poder das boas vibrações e do amor que são endereçados a eles através dos poucos minutos de uma prece sincera.

Continue tentando saber notícias de seu irmão mas, talvez o mais importante, é orar diariamente por ele, para que possa auxiliá-lo mesmo à distância.

Paz para tí."