Sonhos na visão Espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...ei amigo como vai vc ?como estão as coisas? gostaria de saber como vc consegui dominar sua vida.....tive um sonho ou talvez não seja um sonho pois passei horas a noite acordada, depois de algumas horas peguei no sono, só que fui para um lugar onde as pessoas falam o joão batista irá atender agora.. era numa casa velha com pessoas vestida de baianas colares tapetes todos lhe aguadavam a chegada: joão batista vai atender.......pena que acordei ....antes disso estive conversando com uma senhora que me deu uma passagem ...passei essa passagem para um homem alto meio gordo só de bermuda que pegou um onibôs...o que pode ter acondecido......me ajude a explicar..."

Segue abaixo a resposta enviada a nossa querida amiga:

"Olá ___________, quanto tempo...

Não entendí a pergunta sobre como eu consigo dominar minha vida... poderiam explicar melhor?

Quanto ao seu sonho não posso afirmar se foi sonho ou desdobramento; até porque no centro que eu frequento não existem pessoas vestidas de baianas, colares, tapetes... nada assim. Temos algumas cadeiras destas de plástico e um birô onde damos as palestras... este ambiente que você colocou parece muito com um cenário de umbanda, não de espiritismo. Talvez fosse outro João Batista... :-)

Allan kardec estuda os sonhos em "O Livro dos Espíritos" da pergunta 400 a 412 e Martins Peralva em seu livro "estudando a mediunidade" nos fala também sobre os sonhos. Eles nos esclarecem que os sonhos são, normalmente, o produto das lembranças do desdobramento do espírito enquanto em estado de sono; lembram ainda que temos sonhos de três tipos: comuns, reflexivos e espíritas.

Estes se diferenciam como sendo: comuns - repercussão de nossas disposições físicas ou psicológicas, que são lembranças e observações de estados e fatos reais do nosso dia-a-dia; reflexivos - exteriorização de impulsos e imagens arquivadas no cérebro sob a forma de imaginação e sonhos fantásticos ou lembranças de outras existencias; e espíritas - atividade real e efetiva do espírito durante o sono.

Normalmente não temos a plena lembrança de nossos sonhos e apenas podemos contar com frangmentos misturados dos três tipos de sonho. Em casos especiais, quando existe a necessidade, a espiritualidade pode permitir que lembremos de maiores detalhes ou que fiquemos com alguma sensação mais forte quanto a determinado assunto.

Assim, não se preocupe com o significado "real" de seus sonhos, porque no mais das vezes nós ainda não temos a condição de lembrar e trabalhar nossos sonhos como parte de nossa vida espiritual consciente.

O mais importante é que possamos ter hábitos saudáveis e pensamentos de amor e paz que nos possibilitem, ao adormecer, a companhia de amigos espirituais que nos levarão para estudar, trabalhar, aprender, ajudar e outras tarefas sadias e produtivas no mundo espiritual.

Paz contigo."