Mediundade na visão espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" a seguinte pergunta:
"...desde criança eu via as pessoas que já tinha morrido, mas vem ficado mais forte acada dia. Até em minha casa as vezes tenho visto, mas muito rapido. Eu já fui num centro espirita, ai ficou tudo mais forte; senti uma coisa muito boa no centro espirira. Eu quero enteder tudo isso... pois tenho muitas coisas que estão acontecendo comigo "

Segue abaixo a resposta enviada ao nosso querido amigo. Vamos dividir com todos para que possamos todos trocar algumas idéias.

"Prezado _____________ , bom dia.

De acordo com a sua rápida descrição dos fatos é provável que você possua uma sensibilidade maior, que comumente chamamos de mediunidade.

Isto não é um fato que seja preocupante, muito pelo contrário. Inúmeras pessoas existem com mediunidade e levam suas vidas normalmente, sem problemas advindos dela; Pela sua descrição é provável que seja mediunidade de vidência - permite ver os espíritos no plano espiritual (Livro dos Médiuns capítulo 14).

A presença destes espíritos próximos a você se dá porque eles sentem a energia diferenciada de um médium e, por consequencia, se aproximam em busca de apoio e socorro para o seu sofrimento ou para enviar mensagens para os seus familiares e amigos.

O fato de você ter sentido a vidência mais forte na casa espírita se dá porque a concentração de espíritios em locais assim é maior, sejam sofredores em busca de auxílio ou trabalhadores em socorro dos mesmos. Também é natural, e muito bom, que você tenha sentido uma sensação boa no centro espírita, o que indica que a casa é uma casa com boa energia, boa psicosfera; provavelmente uma casa séria e bem assistida.

A mediunidade é um dom natural do ser humano, embora algumas pessoas a tenham em maior potencialidade e outras em menor, segundo kardec - todo aquele que sente a influencia dos espíritos é por isso médium. (questão 159 de O Livro dos Médiuns).

Esta influencia pode ser sentida inconscientemente ou conscientemente; no seu caso ela se apresenta como uma irradiação de energia do espírito para você, que entrando em sintonia com a sua própria energia, permite que você veja os espíritos. Sempre é necessário que exista esta sintonia psíquica/energética para que o fenômeno mediunico de opere. É por este motivo que, embora estejamos todos cercados de espíritos todo o tempo, não os sentimos ou percebemos 100% do tempo.

A mediunidade representa um compromisso assumido no plano espiritual para ser cumprido nesta vida. Normalmente mediunidade é resgate e necessidade de esforço no melhoramento moral. Embora em algumas casas ainda exista o conceito (ao meu entender arcaico) que médium "tem que" trabalhar, isto na minha visão não procede muito.

O trabalho do médium não necessita ser especificamente na mesa espírita ou espiritualista, mas sim em toda em qualquer ocupação útil para o bem do próximo (como podemos verificar em o livro dos espíritos questão 675); então o médium que escolher por não trabalhar na mesa mediúnica pode, muito bem, trabalhar no bem e na caridade, com efeitos igualmente benéficos.

Desta forma podemos entender que sua mediunidade vem por um motivo e não por castigo ou por acaso.

Para você compreender melhor a mediunidade poderá encontrar muita informação em O Livro dos Médiuns de Allan KArdec e também em outras obras de Chico Xavier e Divaldo Franco, apenas para citar 2 autores.

Aconselharia você a estudar O Livro dos Espíritos primeiro, pois ele te dará uma visão mais completa sobre o mundo espiritual e depois estudar O Livro dos Médiuns.

Acaso você disponha de tempo, e de um acesso constante a internet, poderá escutar diversas palestras minhas e de outros palestranstes sobre MEDIUNIDADE no endereço http://www.radiobomespirito.com/palestra.html ; lá na rádio também estão disponíveis diversos audiolivros para escutar e aprender.

Espero ter sido de alguma ajuda e não deixe de entrar em contato caso necessite de mais algum esclarecimento, estou a disposição para tenta auxiliar dentro de minhas possibilidades.

Muita Paz."