Teste de Blog


Prezados,


Desculpem o transtorno mas este blog está ainda em construção...
Dentro de poucos dias estaremos á disposição dos queridos visitantes.

Paz com todos.

João Batista Sobrinho

Traição na visão Espírita - parte 3


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"... Como é vista uma pessoa que leva a vida que eu levo hoje dentro da religião espirita.Sou solteira tenho _____anos, tenho uma filha de _____ anos e saio com um homem casado a quase _____ anos. Tenho amor por ele, ele não tem filhos, não conheço a mulher dele nem por fotos mais eu tenho medo que um dia ela descubra, conheci o ___________ quando trabalhava com ele estava separada do pai da minha filha. Hoje sinto muita falta dele enão consigo pensar em parar de encontra-lo. Sei que estou de certa forma pagando por isso, ele não pode ser pai e sofre muito com isso, ela não quer adotar, sempre que ele quer se separar ela fala em adotar um filho,estou me cansando. quero uma explicação..."

Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga para apreciação:

"Prezada ______________, bom dia.

É importante, antes de inicar esta resposta, observarmos a proposta de Jesus quando nos fala sobre julgamentos e pontos de vista, em Mateus capítulo 7, versículos de 1 a 5.

"Não Julgueis" - nos diz o mestre - e com isso nos convida a não emitir pareceres ou decisões sobre o nosso próximo, bem como sobre seus atos, comportamentos e escolhas (como tantas vezes nós fazemos sem pensar no erro que estamos cometendo).

"Porque com o juizo que julgardes, sereis julgados" - complementa ele - e nos mostra que nossa consciência, que hoje pode estar adormecida para tais efeitos, um dia acordará e nos cobrará todas as sentenças falsas ou maldosas que tivermos emitido (coisa que fazemos tão comumente no dia a dia) e nesta hora seremos assaltados por toda maledicência que espalhamos em nosso passado.

"Porque vês o cisco no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?" - pede o Mestre que reflitamos - porque é tão fácil encontrar defeitos nas outras pessoas, medindo-as e acusando-as, e deixar de tentar resolver ou modificar os meus próprios defeitos(dos quais quase sempre me envergonho e tento escondê-los evidenciando os do meu próximo)? Porque não nos esforçamos para utiliza mais a compreensão e menos a acusação?

Assim, minha amiga, você me inicia sua pergunta pedindo que eu explique "como é vista" pelo espiritismo uma pessoa que faz determinada atitude ou toma determinada decisão e eu, dentro de minha opinião pessoal, te digo que o espiritismo não "vê" estes atos menos felizes; como a Doutrina Libertadora de Jesus ele enxerga aquele que efetua estes atos como um espírito em sofrimento e dá a esta pessoa a nova oportunidade de mudar seu íntimo e buscar a felicidade.

O Espiritismo, seguindo o exemplo de Jesus, não condena; ele orienta e alivia o fardo que trazemos todos dentro de nós, nos dando a esperança da renovação em nós mesmos; através dos ensinamentos do Mestre.

Assim, vendo por este ângulo, posso te falar, com base no evangelho de Jesus o seguinte:

1) O Espiritismo não julga ninguém, nem tampouco condena ao afastamento e à sarjeta aquele que está caido ou caindo; ao contrário, orienta que acudamos o irmão que necessita e que amemos incondicionalmente a todos. Os espíritas (e porque não dizer muitos dos cristãos), por outro lado, existem aqueles que, esquecendo as mensagens do Mestre, julgam e condenam seus irmãos de maneira cruel e perversa; fazendo crescer a maledicência e o escândalo. Mas não se preocupe com eles, o Mestre já havia dito que são "sepulcros caiados de branco" que se apresentam limpos por fora, porém sujos por dentro; como também Jesus nos ensina que "o escândalo é necessário, mas ai daquele por quem ele venha".

2) Com base no evangelho de Jesus (entenda que estou dando a minha opinião) que nos exorta a "fazermos ao próximo aquilo que gostaríamos que ele fizesse a nós" e nos lembra que a "cada um será dado de acordo com as suas obras" podemos compreender que sua atitude atual é errada. Uma vez que não devemos construir a nossa felicidade tendo como base a infelicidade dos outros; e nem pode ser correto um relacionamento que se inicia na mentira (mesmo que o sentimento que une as duas partes seja verdadeiro, está inserido em um processo de mentira, compreende?).

3) Eticamente o correto seria que o cidadão, uma vez que não sinta mais amor por sua esposa, terminasse o relacionamento para seguir adiante em outro; e, pelo seu lado, eticamente o correto seria não ter havido a conivência de sua parte com este fato. E, embora eu comprenda que nem sempre é fácil lutar contra nossos instintos, necesidades ou desejos, aprendemos com a doutrina que estamos na terra para tentar sublimar este processo, controlando nossas vontades e não cedendo tanto ao nosso lado carnal, nos tornando assim cada vez mais espiritualizados. Porém não é fácil, eu sei.

4) Não me atrevo a emitir um julgamento do que você ou ele devem ou não fazer; isto compete exclusivamente a vocês. Apenas lembro novamente Jesus quando nos diz que "uma casa edificada na areia" não se sustenta em frente às tempestades. o que posso ainda tentar dizer é que: se você se sente incomodada com a situação,ore bastante ao seu espírito guardião e busque em seu interior a melhor opção para seu caso. Se decidir continuar com ele, tente fazê-lo perceber que estão em situação de erro e mentira e que será melhor se unirem definitivamente para tentar nova vida a dois (porém esteja preparada para as dificuldades que poderão surgir desta decisão); se decidir terminar o relacionamento com ele, tente fazê-lo perceber que não é por falta de sentimento, mas sim por uma questão de fazer a coisa correta e não ter sua consciencia perturbada por sentimentos conflitantes (porém esteja preparada para os impecilhos que poderão surgir desta decisão também).

5) Por fim, minha amiga, posso apenas te dizer que nada acontece por acaso e que, uma vez que se encontraram(ou reencontraram?) nesta encarnação é porque algum motivo existe - seja aprender a viver unidos, ou vencer uma atração do passado, ou ainda passar por momentos de dor íntima por conta de um resgate antigo, etc. Talvez nunca venhamos a saber o real motivo do encontro de vocês; mas, tenha certeza, apenas você pode decidir o que aconrecerá e quais serão os efeitos deste reencontro nas suas próximas reencarnações.

Apenas lembre que, como ensina o apóstolo Pedro, "o Amor cobre uma multidão de pecados" - o que nos leva às palavras do próprio Jesus "muito será perdoado àquele que muito amou " - e ame! trabalhe no bem! doe de sí! faça o melhor que puder por aqueles que necessitam de sua ajuda! Envolva-se no trbalho voluntário, procure oportunidades de crescer como pessoa, como espírita e aos poucos perceberá que seu interior estará mais amadurecido e mais preparado(entenda auxiliado pelos bons amigos espirituais) para observar sua vida e decidir seu caminho com segurança.

Desculpe qualquer comentário menos feliz e perdoe se não respondí da maneira como você desejava.

Paz contigo."

Traição na visão Espírita - parte 02


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...Irmão, Sou novamente que vos falo, aquele que te incomoda pedindo preces. Pareço um louco mais não sou. Quem me vê por fora pensa: eis um homem bem sucedido e equilibrado. ledo engano.
Voltei para a minha casa para junto da minha filha e da minha esposa depois de 01 ano distante do Lar. É duro dizer isto, mas a cada dia sinto que o pai da minha filha voltou, porém o marido da minha esposa nunca mais voltará. Minhas noites são regadas por sonhos em que só se faz presente a pessoa que eu amo. Amo uma pessoa que frequenta o mesmo lar espírita que eu frequento. Nos encontramos em pensamentos e sonhos. Estou feliz por ter minha filha todos os dias e o outro lado o que fazer. Abnegar-se?, resignar-se?
Não sei irmão, só sei que depois de cerrar a porta do meu trabalho. Quando fico só em meu gabinete. Choro.
Que o Senhor Jesus nos ilumine, irmão..."


Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga para apreciação:

"Prezado _______________, bom dia.

Não é incômodo algum receber seu se-mails, nem tentar auxiliar você com preces. Ao contrário, acredito que se todos tentássemos fazer algom por nossos irmãos em necessidades diversas o mundo estaria em outra situação, não concorda?

Bom saber que você retornou para sua residência e que está de votla ao seio da sua família.

Acredito, em minha opinião pessoal, que esta tenha sido a decisão mais acertada, porém embora ela seja acertada não quer dizer que não vai pedir esforços de sua parte nem de sua esposa. Ao contrário, todo o esforço se inicia agora.

Tenha certeza que da mesma forma que está sendo difícil para você esta readaptação ao seu ambiente familiar, está sendo da mesma, o mais difícil ainda, para sua esposa. As mulheres tendem a perceberem e sintonizar com os fatos e acontecimentos diferente dos homens, que são mais práticos e objetivos; então, não duvide nunca, do esforço que sua esposa está fazendo para te receber de volta, passando por cima de toda mágoa e tristeza que já sofreu. Este esforço, em nome da família, faz com que ela mereça ainda mais respeito e dedicação de sua parte.

No seu caso, em particular, o processo é um pouco diferente e tem alguns agravantes, como você deve saber ou lembrar.

No que se refere a você, e por consequencia também à sua ex-companheira, existe todo um processo de influencias espirituais negativas agindo para que tudo volte ao que era antes - por isso você tem sido assaltado por estes sonhos e vontades frequentes, bem como por irradiações mentais constantes que levam o seu pensamento direto ao objeto do desejo daqueles que querem te influenciar.

É preciso compreender que as entidades que se alimentavam das energias e comportamentos sexuais que vocês exalavam, enquanto estavam unidos, não vão desistir fácil de sua "fonte de energia" e que tentarão de tudo que for possível para prejudicar este seu retorno ao lar. Influencias diretas sobre você, sobre sua esposa, sobre sua ex-companheira e até sobre sua filha.

Não estranhe se acontecerem fatos inusitados para que você se desespere e perca a cabeça, nem se sua mente parecer estar travada em um pensamento fixo e insistente; são as maneiras destes espíritos infelizes agirem. POdem ainda irradiar pensamentos ruins a sua esposa - elevando nela a insegurança e a desconfiança - com o intuito de levar vocês a brigas constantes e a uma possível nova separação.

Todos os artifícios pensáveis e impensáveis são utilizados por estes espíritos que, por não estarem em felicidade, se comprazem em nos verem infelizes também.

Para você, meu amigo, o porto seguro é a decisão firme que escolheu o melhor caminho; e o melhor remédio para estas investidas infelizes é a oração sincera com fé no auxílio dos amigos espirituais, bem como a resignação frente às dificuldades que aparecerão em sua vida; pois foram plantadas por escolhas que fez durante sua caminhada.

Lembro, entretanto, que a tomada desta escolha por um retorno a uma vida a dois pautada na dignidade de uma vida a dois e da união família, de nada adiantará se você não se esforçar verdadeiramente por fazer juz a esta decisão; digo isto porque os bons espíritos apenas irão em seu auxílio se perceberem em você a decisão sincera de se modificar intimamente, substituindo os valores antigos e maculados pelos desejos inferiores por novos e verdadeiros valores de amor e união.

Torço sinceramente para que você consiga a força e coragem necessárias para continuar neste caminho de retorno ao lar; no decorrer desta sua nova caminhada você poderá perceber que serão reacesos sentimentos como respeito, carinho, companheirismo e amor entre você e sua esposa.

Lute para que isto aconteca de verdade. Certamente não será fácil mas, como me disse um amigo espiritual certa vez, "vale a pena cada passo"!

Paz contigo sempre."

Hercólubus / Nibiru / Planeta X na visão Espírita


Queridos amigos, bom dia.

Recebemos através do nosso formulário "Entre em contato" uma mensagem de uma amiga que nos escreve:
"...Temos um grupo de estudos espíritas e gostaria de informação do planeta hercólubus. Obrigada..."

Segue abaixo a resposta que enviei a nossa amiga para apreciação:

"Prezada ______________, boa tarde.

O tema hercólubus - também conhecido como marduk, nibiru, planeta x, planeta chupão, etc - tem se mostrado como um dos mais controversos dos últimos 20 anos. Por este motivo as deduções, fantasias, afirmações pseudo-científicas, comunicações espirituais e interplanetárias a seu respeito são inúmeras e nos deixam completamente sem uma base sólida para comentá-lo e, por este motivo, tudo que dissermos não passará de especulação.


Outro fator a se observar é que este tema é notadamente espiritualista/esotérico, e tem como um de seus maiores defensores e estimuladores o espírito Ramatis - a quem devemos nosso respeito pela sua elevada posição de mentor espiritual, porém que expressamente nao se declara espírita, e sim universalista.

O referido espírito chega inclusive a citar números relativos a quantidade de espíritos que serão afastados da terra e aos que aqui permanecerão, bem como citar inúmeros cataclismos e catástrofes que ocorrerão quando da suposta ocasião do encontro da aura energética deste planeta X com a terra. De acordo com os defensores da teoria o que percebemos na Terra hoje já é oriundo da aproximação deste astro.

De minha opinião pessoal o que estamos presenciando em nosso planeta hoje pode ter inúmeras explicações; uma delas poderá vir a ser esta aproximação energética/magnética de um astro novo no sistema solar; ou podem ser revoluções naturais de um planeta que tem sua crosta flutuando sobre magma e que de tempos em tempos precisa reorganizar esta crosta, aliviar a pressão do magma ou acomodar as camadas terrestres.

Em um caso ou em outro os efeitos serão os mesmos - terremotos, vulcões, tsunamis, etc. Apenas a causa seria diferente. E, neste caso, drasticamente diferente.

Some-se a este cenário cataclísmico o fato do desmatamento, do extermínio de espécies vegetais e animais, da exaustão dos recursos naturais, do efeito estufa e dos problemas na camada de ozônio e veremos que o Homem tem "procurado" durante seu curto percurso na Terra criar para ele mesmo muitos problemas - seja por ignorância ou por ganância e egoismo (LE 734/735) - E estes problemas, bem como seus efeitos que todos sentimos hoje, não tem nada a ver com o pobre do planeta X.

Percebamos assim que o aumento da temperatura do globo, o degelo da calota polar, o aumento do nível do mar, a modificação das correntes marítimas, o extermínio de espécies, a quebra do equilíbrio ecológico, as tempestades que assolam hoje o sul do país e a seca na europa são culpa sim da imprevidência do Homem que está cada vez mais perto do "ponto de não retorno" como nos fala Al Gore no documentário "uma verdade inconveniente".

Apenas para efeito de estudo (como você está em um grupo de estudo) poderemos perceber que esta teoria do planeta X não encontra respaldo na Doutrina Espírita; bastando para percebermos isto a análise do livro "A Gênese", no seu capítulo 9, nos ítens 13 e 14 especialmente. Transcrevo abaixo alguns trechos deste capítulo para uma melhor análise: "Deve-se igualmente lançar ao rol das hipóteses quiméricas a possibilidade do encontro da Terra com outro planeta. A regularidade e a invariabilidade das leis que presidem aos movimentos dos corpos celestes tornam carente de toda probabilidade semelhante encontro." e completando o estudo acho indispensável a leitura de "O Livro dos Espíritos" questões 728 a 741 e, porteriormente 172 a 188.


Kardec afirma ainda que "as maiores perturbações ainda serão causadas pelos homens, mais do que pela Natureza, isto é, serão antes morais e sociais do que físicas." o que não quer dizer que não ocorrerão modificações estruturais no planeta nem que na terra nunca mais haverá maremotos, vulcões, terremotos, etc; estes são movimentos geofísicos naturais do planeta e, certamente, serão instrumentos grandemente utilizados pela espiritualdade para a "limpeza" que nos espera no início do processo de regeneração; bem como também serão utilizados desastres de trem, de avião, epidemias de doenças, incendios, bombas, ataques terroristas, brigas familiares, batidas de carro, etc...

Gostaria ainda de lembrar que quem for pesquisar tal assunto vai encontrar diversas referências a uma passagem onde Chico Xavier teria falado e confirmado este "planeta chupão"; porém, devo confessar, que em minhas pesquisas apenas encontrei especulações a este respeito, sem nunca haver encontrado a indicação de em que livro ou revista esta suposta afirmação foi realizada.

Quero, por fim, lembrar que tudo que coloquei aqui é de opinião pessoal e que não represento a Doutrina Espírita em absoluto. Não me afirmo com a verdade nem retiro o direito de ninguém concordar ou discordar com tal ou qual teoria e acho muito justo que todos busquemos cada vez maiores informações para que possamos formar a nossa opinião após muito refletir.

Minha opinião segue a orientação da doutrina que devemos nos firmar em fatos - e fatos são as coisas que podem ser comprovadas cientificamente e por observãção repetida.

Espero ter sido de alguma ajuda para você e peço desculpas caso não tenha tocado no assunto como você desejava.

Paz contigo."

Saudade e Depressão na visão Espírita



Programa Fonte de Luz - 28/11/09
Tema:
Saudade e Depressão.

(clique no nome para baixar o arquivo ou no play para escutar online)